Hipermetropia

O que é?
A hipermetropia, ou dificuldade em ver de perto, é um termo comum que descreve uma visão desfocada dos objetos próximos mas que é clara ao olhar à distância. Pode ocorrer quando o olho é um pouco menor do que o normal, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. Ela também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino.

Quais são as causas?
A dificuldade em ver de perto pode ter diversas causas, mas a hereditariedade é provavelmente a culpada.
Se você tiver dificuldade em ver de perto, a luz que entra nas suas pupilas não se foca corretamente na sua retina. Isto pode acontecer por os seus olhos serem menores do que o normal e assim as imagens focam-se ligeiramente atrás da retina. Isto faz com que o jornal que você tem nas mãos fique desfocado, enquanto todo o resto que está à distância está bem.

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da hipermetropia são desconforto para focalizar imagens próximas, cansaço e dores de cabeça.

Como tratar?
O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Excimer Laser ou LASIK, geralmente aplicada depois dos 21 anos.

CONSULTA POPULAR (21) 2189-9322 | ATENDIMENTO SUS (21) 2189-9344