GLAUCOMA

O que é?
É uma doença degenerativa, de caráter progressivo e irreversível, em que as fibras que compõem o nervo óptico são lesadas, seja por aumento da pressão intraocular, insuficiência de suprimento sanguíneo ou por uma maior susceptibilidade à pressão ocular normal. Existe uma maior chance de desenvolver glaucoma quando há casos de glaucoma na família. Tem a característica de levar à perda gradual do campo visual. Pode se apresentar sob diversas formas como por exemplo Glaucoma de angulo aberto, angulo fechado, secundário ou congênito.

Prevenção
Por ser uma doença degenerativa, quanto antes for diagnosticada maiores serão as chances de tratamento. Se não for detectada a tempo, pode levar à cegueira. A melhora forma de tratamento para o glaucoma é a prevenção. Para tanto, é imprescindível que o oftalmologista seja consultado periodicamente pelo menos uma vez ao ano para um diagnóstico precoce e assim indicar o tratamento.

Como tratar?
O tratamento precisa ser seguido durante toda a vida, utilizando colírios, hipotensores, comprimidos e, em casos mais graves, cirurgia. O tratamento é feito para diminuir a lesão já existem e não recuperar o que já foi perdido. Cada tipo de glaucoma requer um tratamento específico. Evidências recentes mostraram que cerca de metade de todos os pacientes com glaucoma apresentam pressões normais ou baixas. Por isso um acompanhamento minucioso é a chave para um bom controle da doença.

CONSULTA POPULAR (21) 2189-9322 | ATENDIMENTO SUS (21) 2189-9344